quinta-feira, 12 de abril de 2012

Parabéns Ernestina,24 anos de Emancipação.

Histórico do Município:

Em épocas remotas, muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil, Ernestina já era habitada por grupos indígenas. Os índios dessa região, por sua tradição cultural, pertenciam a nação Jê ou Tapuia.
A região onde se encontrava o município de Ernestina era coberta por um pinhal cerrado, com pequenos espaços de capões de matos. Sendo no final do século XIX, ch



egaram os primeiros imigrantes alemães. Ernest Carneiro da Fontoura, grande proprietário de terras na região, fez doações de grandes parte de suas terras localizadas na localidade de Posse Barrão. Abrigando assim, a primeira colônia de moradores. Em 1900, para a fundação do povoado na área denominada Vista Alegre, paisagem destacada pelas belezas do Rio Jacuí. O nome do município é uma homenagem a mãe do fundador.
Em 1924, Ernestina passou a categoria de “Vila Dona Ernestina”, em 1940, a Distrito de Passo Fundo. No ano de 1988, cria-se o então município de Ernestina.
O município de Ernestina está localizado na região do Planalto Médio, distante 30 Km da cidade de Passo Fundo e tem uma população de aproximadamente 3.127 habitantes e abrange uma área de 240 km°. Na agricultura, os campos verdes e dourados envolvem o município, destacando a produção de soja e trigo que ocupa uma área de 80% do território Tem na agropecuária sua base econômica e predomina a etnia alemã. Banhada pelo alago do Rio Jacuí (35Km), Ernestina oferece aos visitantes um exuberante cenário rodeado por belezas naturais, despontando um grande potencial turístico; Roteiro Turístico: “CAMINHOS DO LAZER E DA HOSPITALIDADE.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário